Blog

Afinal, o que é marketing digital?

Muito se fala sobre o assunto, mas você realmente sabe o que é marketing digital?


Decidimos iniciar nosso blog falando sobre esse tema que tem sido o grande foco de empresas e empreendedores. Pensando de forma simples, o marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações de marketing e comunicação realizadas no ambiente online. Ou seja, é o mesmo marketing de sempre, porém, sendo executado através de meios digitais e com maior interação do público.

Falando assim, fica tudo bem mais simples e fácil de entender, não é mesmo?

Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, define como “o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo”.

O que assusta muitas pessoas, na grande maioria das vezes, são os termos utilizados, assim como na definição acima, o mundo do marketing digital é cheio de terminologias, palavras e siglas em inglês, o que pode causar confusão, e criar uma imagem de um bicho de sete cabeças.

Para qualquer estratégia de marketing dar certo, seja ela online ou off-line, as principais coisas que precisamos saber sempre serão, qual é o nosso objetivo e qual é a nossa persona (público que desejamos atingir), e a partir daí, independente de nomes e termos, fica claro para todos as ações que devem ser realizadas.

Kotler, um dos maiores gurus de marketing, denominado por muitos como “pai do marketing”, acredita que o marketing digital é só uma faceta do sucesso das empresas no futuro digital. O poder de voz que a internet e as mídias sociais deram para as pessoas para falar abertamente sobre as empresas, determina que todas as empresas precisam ser boas.

A interação e o envolvimento ativo do público no marketing digital são temidos por muitos, mas é preciso enxergar essa situação como vantagem. Afinal, você não precisa esperar muito tempo para saber o resultado de uma ação. Na internet, e principalmente nas redes sociais, as reações são instantâneas. A comunicação entre empresa e consumidor flui de forma mais rápida e sincera, pois se o seu público não gosta de algo, ele irá postar sobre isso.

Outra vantagem que o marketing digital tem é o alcance ilimitado, pois na internet, não existem fronteiras. Também ficou mais fácil segmentar os nichos, desenhando um perfil para cada tipo de clientes, com as informações lançadas por eles na web. E, claro, o custo-benefício, o marketing digital traz um retorno enorme e o investimento é muito menor do que em mídias tradicionais. Além da quantidade de recursos que são oferecidos serem bem maior, do processo de segmentação ser muito mais eficiente, a relação custo-benefício também é muito mais atraente.

O marketing digital pode ser simples e trazer bons resultados para a sua empresa, desde que mantenha em mente, quem é sua persona e quais são os objetivos. Quer começar a investir em marketing digital e não sabe por onde começar? Preencha o formulário e agende uma ligação de nossos especialistas.